quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A força dos raios de sol


Ser demitida do emprego em que eu me apoiava tanto para o meu sustento como para a  realização profissional, foi um baque que ainda estou superando depois de um mês.

Necessário se faz seguir em frente. Não posso mudar, neste momento, o que aconteceu, mas posso construir algo diferente.

É inegável que a minha autoestima está com cicatrizes. E entre a angústia de saber que preciso arranjar uma fonte para o meu sustento e a sensação de que não sou capaz, vou procurando olhar para frente e pensando em outras possibilidades.

Durante a semana fui habilitar o meu seguro desemprego... E, novamente, veio com toda a força a sensação de que ainda estão sangrando as cicatrizes da demissão.

É evidente que tenho a clareza que, subjetivamente, aquele emprego representava a possibilidade do meu sustento depois da separação e, com isso, ficar independente financeiramente do meu ex-marido. Acredito que essa seja uma das razões responsáveis pela sensação que oprime o meu coração.

Mesmo diante dessa situação, não costumo ficar paralisada. Penso em estratégias para sair do redemoinho mental, em que me vejo em vários momentos pensando negativamente sobre todos os detalhes que levaram a esse panorama. Sei que alguns deles, não tenho conhecimento, e é melhor que seja assim.

Tenho me apegado a várias leituras que orientam em relação às estratégias para superar momentos que desafiam a nossa força interior e a nossa fé.

Procuro estar atenta a vários sinais que vão aparecendo, que possam ajudar a me fortalecer...

Hoje cedo quando saí para caminhar, passei por entre as árvores e não pude deixar de perceber os raios de sol com sua luz e calor, iluminando, trazendo a vida. Imediatamente pensei na esperança, que mesmo entre os obstáculos, que considero aprendizagens, vão penetrando pelos nossos poros, para nos iluminar e fortalecer.

Posso relacionar essa luz à fé, mas não apenas uma fé ligada a alguma religião e sim na crença de uma Força Maior, que está a postos para nos impulsionar para o nosso crescimento e felicidade. No entanto, se estivermos olhando para o chão, para trás ou muito adiante perderemos o momento mágico e encantador quando ela invade o nosso ser para nos colocar em sintonia com o equilíbrio da Natureza.

Fazemos parte da natureza, como todos os outros seres que habitam o planeta. Estamos de passagem, para evoluir. Desta forma, não poderia deixar de compartilhar o exato momento em que o sol, através dos seus raios, abraçou as árvores e a mim, renovando as energias e a esperança de que jamais estamos sós em nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário